sábado, 24 de setembro de 2011

EVOLUIR COMO SER HUMANO




A ciência Cabalística é única, no sentido em que fala sobre você e eu, sobre todos nós. Ela não lida com nada abstrato, apenas com o modo como somos criados e de que modo funcionamos nos níveis mais elevados da existência.


Uma parte dela fala sobre a descida das forças superiores desde o mundo do Infinito. O mundo do Infinito é o nosso estágio inicial, e lá nós existimos como um sistema único e unificado de almas, totalmente interligado. A partir do mundo do Infinito, nós estudamos a seqüência dos mundos, as Sefirot e os Partzufim, na medida em que eles descem ao mundo em que vivemos.


Muitos livros Cabalísticos têm sido escritos sobre o assunto, começando com o Patriarca Abraão há quatro mil anos atrás, que escreveu um livro chamado Sefer Yetzira (O Livro da Criação). A próxima obra importante é O Livro do Zohar, escrita no século II d.C. O Zohar é seguido pelas obras do Ari, um renomado cabalista do século XVI. E o século XX viu o surgimento das obras do cabalista Yehuda Ashlag.


Os escritos de Ashlag são mais adequados para a nossa geração. Eles, bem como outras fontes Cabalísticas, descrevem a estrutura dos mundos superiores, como eles descem e, sucessivamente, fazem surgir os mundos inferiores, e como o nosso mundo surgiu, o universo, o nosso globo terrestre, e como a vida evoluiu. Ao estudarmos como esse sistema foi criado e como ele desce ao nosso mundo conseguimos dominar o método de admissão a esse sistema, dominando-o.


Geralmente, nós estudamos os seis volumes do Talmud Eser Sefirot (O Estudo das Dez Sefirot), escrito por Yehuda Ashlag. Ele é concebido como um estudo de apoio, com perguntas, respostas, materiais para repetição e memorização, explicações, gráficos e desenhos. Esta é, se desejarem, a física do mundo superior, descrevendo as leis e as forças que regem o universo.
Gradualmente, este material transforma os estudantes, porque quando procuramos entrar e começamos a viver no mundo espiritual, vamos nos adaptando ao material.


A ciência Cabalística não lida com a vida deste mundo. Pelo contrário, através do estudo deste sistema alcançamos novamente o nível anterior à nossa descida, o mesmo nível que estaremos no final da nossa ascensão deste mundo. Durante esta ascensão, o estudo da Cabala constrói dentro do estudante um sistema igual ao sistema superior.


Este sistema começa a organizar e se manifesta na pessoa que pretende alcançá-lo, e naquele que o estuda com este propósito. Tal como uma gota de sêmen pode potencialmente evoluir para um ser humano, e, posteriormente, se desenvolver num adulto, a ciência Cabalística desenvolve o nosso desejo de alcançar um nível mais elevado de existência.


No início, este é um desejo muito pequeno, chamado "ponto no coração." Este ponto é como o embrião de nossos estágios futuros. Com o estudo da estrutura do mundo superior, desenvolvemos a informação “genética” dentro dele, e, à medida que ele cresce, forma-se dentro de nós uma estrutura semelhante aos níveis mais elevados.


É por isso que estudar é tão compensador. Mesmo se não entendermos nada sobre o que estamos lendo, simplesmente tentando entender os textos Cabalísticos, alimentamos o ponto do coração, o desejo pelo Altíssimo, e o ponto começa a crescer. Quanto mais ele cresce, mais sentimos o surgimento de uma nova criação, uma sensação nova e diferente de um mundo dentro de nós.


Com isso, a ciência Cabalística nos dá a oportunidade de sentirmos os mundos superiores, de entendermos tudo aquilo que ocorre conosco e, acima de tudo, de controlarmos este processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário