sábado, 3 de setembro de 2011

OS MISTÉRIOS DA GEMATRIA




Gematria (pronuncia-se Guemátria) é a arte Cabalística de extrair valores numéricos as leras hebraicas e, assim, chegar à conhecimentos profundos, que geralmente estão em código nas escrituras da Torá. Sempre foi muito utilizada pelos antigos rabinos cabalistas e até hoje é alvo de muita curiosidade e pesquisa. O grande problema, hoje em dia, é que seus conceitos acabam se confundindo e muito com as outras formas de Numerologia que existem, como a Pitagórica e até a Cabala Hermética, que é uma variação da Cabala original, com a adição de conhecimentos da Golden Dawn e da Thelema.

Reconhecemos os valores de cada uma das artes esotéricas, mas aqui, trabalharemos especificamente a Cabala Judaica. A seguir, exibiremos alguns conceitos que utilizamos em nossos seminários, para fazer a diferenciação, de forma bem simples para que fique bem simples, o entendimento por parte do leitor. Primeiro, atribuindo os valões, às respectivas letras, como é feito cabalísticamente, desde a antiguidade:


 Valor das letras hebraicas

Posto que temos as letras e os valores respectivos às mesmas, poemos trabalhar as equivalências, seguindo os princípios cabalísticos. Vamos utilizar, como exemplos, palavras bem simples das escrituras e, então, os leitores entenderão, com clareza a profundidade que estes ensinamentos carregam e como podem nos auxiliar, nos problemas da vida. 

Vamos começar, com a palavra “AMOR”, que muito aparece nas escrituras. “AMOR”, em hebraico, se pronuncia “AHAVÁ”, que é a mesma coisa que “הבהא”. Atribuindo os valores numéricos cabalísticos, temos א=1, ה=5, ב=2 e ה=5, que nos dá a seguinte soma: 1+5+2+5= 13. Assim, a palavra “AMOR”, em hebraico, em como valor o número “13”, o que é um número muito positivo e vamos entender por que.

Agora, vamos observar outra palavra, a palavra “UM”. Esta palavra, em hebraico, se pronuncia “ECHAD”, que se escreve “דחא”. Agora, vamos seguir a mesma sequência a atribuir os valores numéricos cabalísticos, para obter: א=1, ח=8 e ד=4, que nos dá a soma 1+8+4= 13. Então, “ECHAD”, em hebraico, tem o valor numérico “13”, de onde tiraremos o seguinte aprendizado:

–  AMAR É SER UM, ou seja, se eu amo alguém, me torno um com esta pessoa, me igualo, não reconheço divisões e quero o seu bem, tanto quanto quero para mim.

 É disso que tratamos em Gematria, onde retiramos os assuntos das escrituras e começamos a entender as alegorias bíblicas, para podermos tirar proveito dos significados que estavam aparentemente “escondidos”. Devemos sempre trazer estes conceitos profundos para as nossas vidas e, sobretudo desenvolver a prática, pois só ela, é capaz de nos levar de encontro aos nossos objetivos.

É DISSO QUE ESTAREMOS TRATANDO NO CURSO ESPECIAL DE CABALA, PARA CONHECER MAIS, ACESSE: http://eternooriente.blogspot.com/2011/09/curso-especial.html

Autor: Rafael Chiconeli .`.



Nenhum comentário:

Postar um comentário