sábado, 15 de outubro de 2011

COMO APRENDER CABALA ?

Conforme nos aprofundamos nos mistérios da cabala, somos perguntados sobre o que diferencia aqueles que conseguem alcançar os graus maiores em seus mistérios, o que os maiores adeptos têm, que falta aos que não alcançam os níveis superiores de conhecimento na senda iniciática da Cabala. 

A resposta padrão pode ser de várias naturezas e aspectos. Podemos falar de dedicação, concentração, vontade, prioridade e por aí vai. Mas num caminho místico, nem sempre as palavras são capazes de expressar exatamente o que sentimos como verdade. Então, de forma falha, buscamos algum elemento que seja capaz de expressar o que aprendemos durante nossa experiência com a Cabala.

Se eu pudesse expressar com alguma palavra que se aproximasse da sabedoria que os grandes sábios praticavam, eu diria que o principal elemento é ter Coração. Ao falar disso, não falo simplesmente do órgão, mas sim, do que, para a Cabala é o principal centro dos sentimentos humanos. Onde reside a soma total de todos os desejos que uma pessoa pode ter.

Somente isso para fazer com que uma pessoa vença seus orgulhos pessoais e conquistas em outras áreas para aceitar ser aprendiz em outra, totalmente diferente. Coração é o que define se a pessoa vai desistir nas primeiras adversidades, se vai de fato ficar calada e ouvir, antes de utilizar uma saraivada de defesas. 

A Cabala não é uma religião, mas dela, partilham pessoas de inúmeras religiões e crenças, inclusive pessoas que não têm religião. O que conecta estas pessoas - aparentemente - tão diferentes, é o fato, de na Cabala elas serem tão iguais, pois buscam uma  mesma conexão com algo maior, através da prática.

É preciso Coração para se aprofundar na Cabala. Ou melhor, use o nome que quiser, mas é preciso se despir de das nossas vaidades pessoais, persistir no caminho, ter disponibilidade para aprender. Reconhecer acertos e erros, mas sobretudo praticar o ensinamentos e sentir a cada dia as mudanças que esta via nos proporciona.

Aí então, se de Coração você tentar, garanto que terá valido a pena.

Fraternalmente,

Rafael Chiconeli .`.


Nenhum comentário:

Postar um comentário