domingo, 9 de outubro de 2011

O RITO DOS ELEITOS-COHEN


A Ordem dos Eleitos-Cohen, fundada por Martinez de Pasqully, se dividia em três classes:

Primeira Classe: Continha os três graus da Maçonaria Simbólica  Aprendiz,  Companheiro e Mestre e mais um quarto grau de Grande Eleito ou Mestre Particular.

Segunda Classe: compreendia os chamados Graus do Pórtico ou Átrio de Aprendiz Eleito- Cohen, CompanheiroEleito-Cohen e Mestre-Eleito-Cohen. 

Terceira Classe: continha os Graus de Templo de Grande Mestre Eleito-Cohen, Cavaleiro do Este ou Grande Arquiteto e Comandante do Este ou Grande Eleito de Zorobabel.

Além deste, existia um grau secreto: o de  Reau-Croix,
que não deve confundir-se com o grau Rosa Cruz, que apareceria mais tarde na Maçonaria. Neste grau, o iniciado se colocava em contato com os planos espirituais além do físico, através de invocações mágicas e práticas teúrgicas. O objetivo da Ordem era alcançar a visão beatífica, como resposta a suas evocações mágicas.

Martinez conferiu o título de "Juiz Soberano e Superior Incógnito da Ordem" a seus discípulos Bacon de La Chevaliere, Johan Baptiste Willermoz, de Serre, Du Roy, D'Hauterive e de Lusignan.

Antes de sua morte, ocorrida em 1778, Martinez havia designado como sucessor, seu primo Armand Cagnet de Lestére, que faleceu em 1778, logo após transmitir seus poderes ao "Mui Poderoso Mestre" Sebastian de las Casas. A continuação suscitou numerosas disputas nos templos da Europa e geraram divisões que impediram unificar o Rito. Supõe-se que se transmitiu de pessoa para pessoa, dentro de cenáculos conhecidos como Areópagos Cabalísticos, de nove membros da Ordem. Um dos últimos nomes que se dispõe é o de um tal Destigny, que morreu em 1868.

Ao finalizar a Segunda Guerra Mundial, três iniciados S.I., fundaram uma Ordem Martinista dos Eleitos-Cohen, Um deles foi o Grande Mestre Robert Ambelain (Sar Aurifer), com materiais diversos. Esta ordem pratica o caminho teúrgico dos Eleitos-Cohen, porem é muito duvidoso que seja a continuação dos mesmos. Em 22 de agosto de 1996, Sar Aurifer vivia em Paris, França.

Nota: Em 1895, Papus admitiu possuir rituais e arquivos originais da Ordem dos Eleitos-Cohen, que chegaram a suas mãos, seguindo o seguinte trajeto:

1) os arquivos passaram primeiro pelas mãos de Willermoz, aproximadamente em 1782;
2) de Willermoz passaram para as mãos de seu sobrinho;
3) deste sobrinho para a viúva do mesmo;
4) desta viúva para M. Cavernier, um estudante de ocultismo;
5) que por mediação de um vendedor de livros chamado M. Elie Steel, Papus foi posto em contato com Carvenier;
6) que permitiu a Papus copiar os principais documentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário