sábado, 10 de dezembro de 2011

DNA CABALISTA


QUANDO ESTUDAMOS CABALA, VAMOS NOS SENTINDO CADA VEZ MAIS AVESSOS AO MUNDO TAL QUAL SE APRESENTA PARA NÓS. DIGO ISSO, COM RELAÇÃO AO EGOÍSMO E SUAS MANIFESTAÇÕES QUE SÓ AVILTAM O SER HUMANO. O CABALISTA, FALA DE ALMA PARA ALMA, ENQUANTO QUE O EGOÍSTA FALA À MATERIALIDADE. TAL QUAL ISRAEL E EDOM, DOIS POVOS DIFERENTES.

Nós fomos escolhidos. Assim existimos, pois nos foi apresentado um sistema, através do qual, podemos enxergar perfeitamente D´us, suas obras e o homem por um prisma especial, pois é verdadeiro. Quem está de fora, é porque simplesmente ainda não fez o caminho do Atrum ao Sacellum e já sabíamos que nem todo ser humano o faria. Mas ainda assim, acreditamos no poder que temos para transformar.

No Talmud, percebemos que o povo de Israel travou batalhas com inúmeros povos, que tentaram exterminar com sua identidade. Cada conquista foi uma maneira diferente de o atacar, onde os Babilônios fizeram com a força, para exterminar o povo fisicamente. Já os Persas, utilizaram a sedução, por isso tentavam desarticular os judeus pela luxúria. Já os Gregos, mais inteligentes, tentaram o domínio pela ideologia, ao tentar a Helezinação e a perversão de ritos milenares. Nenhum destes foi eficaz.

Porém, interpretando cabalisticamente a diáspora e a nossa identidade, enxergamos que no mundo atual, todas aquelas formas de extermínio s unificaram, tornaram-se Edom, civilização que metafóricamente interpreta todas as anteriores. Pois é a síntese do egoísmo, que reina na maioria dos seres e que não suporta ver o outro tendo sua identidade própria, sendo feliz, por intermédio do compartilhamento.  

Por isso, o cabalista deve encarar a concepção de mundo material com grande tolerância e perceber, que assim como há muitos que estão amarrados nas teias do egoísmo, também haverão aqueles que buscarão a via da doação. O Livre-Arbítrio é a maior das instâncias, portanto aprenda a lição que fez com que o povo judeu sobrevivesse até os dias de hoje, mantenha a sua identidade.

Muitos alunos meus, me perguntam, se podem ser chamados de cabalistas e eu sempre respondo: "a partir do momento que você está empenhado e compreender os propósitos da criação e luta contra suas inclinações egoístas estando apto a compartilhar, você já é um cabalista".

Toda a Luz da Cabalá Para Vocês!

Fraternalmente,

Rafael Chiconeli .`.



2 comentários: