sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

PARASHÁ YITRÓ




Nesta porção da Torá os hebreus estão em plena travessia do deserto, três meses após a saída do Egito. É uma parashá muito conhecida por ser nela que estão os 10 mandamentos.

Na parashá Yitró, o sogro de Moisés vai ao seu encontro e faz questão de levar os filhos e a esposa de Moisés, lembrando-o que precisa deles para ser quem é. Perto dos mais próximos e no verdadeiro dia a dia da existência é que praticamos a profundidade de nossos valores espirituais.

O sogro de Moisés escutou os feitos do Criador desde a saída do Egito até a abertura do mar, vem ao deserto e faz “ofertas de elevação” ao Eterno.  Para Cabalá todo o Universo existe num sistema chamado “Interinclusão”. Tudo que existe está ligado e faz parte de uma mesma estrutura e todo  comportamento do ser humano tem um impacto no Universo. Todos, queiramos ou não, conscientes ou não, representamos valores e conceitos e precisamos assumir a responsabilidade sobre o “marketing”que fazemos.

A caminhada no deserto simboliza o processo de refinamento do homem. O deserto é o “Mundo Vazio” e marca o início de qualquer jornada espiritual. Diz respeito, a necessidade de um esvaziamento em relação aos excessos e o abandono de tudo que nos escraviza em cada momento, em cada situação para encontrarmos o caminho da liberdade.  Podemos ser escravos do nosso trabalho, do dinheiro, dos nossos relacionamentos, de idéias e conceitos cristalizados.Cada indivíduo deve fazer uma reflexão sobre tudo que o mantêm preso.

“E saiu Moisés ao encontro de seu sogro, e prostrou-se e beijou-o”.

“E disse-lhe o sogro de Moisés: Não está bem o que tu fazes. Consumir-te-ás e também o povo que está contigo”.

“E escutou Moisés a voz do seu sogro, e fez tudo o que ele disse”.


Moisés aceitou sua missão, fundiu o seu ideal de Propósito ao Propósito do Mundo Infinito e enfrenta um grande desafio do ego, não acreditar ser maior e melhor que os outros. Ele aprende que o fato de alcançar uma grande aproximação com a “LUZ” não significa adquirir poder, mas passar a ter uma responsabilidade para com os outros. 

Ao ouvir os conselhos do sogro e delegar responsabilidades, Moisés demonstra confiança e humildade, servindo de exemplo para os demais. Neste momento ele aprende que não poderia decidir tudo sozinho, que deveria dividir as responsabilidades para ter êxito como líder. Escutar, compartilhar, justiça e humildade são ensinamentos que antecedem e criam o receptor para a entrega dos dez mandamentos








2 comentários:

  1. Assim também é lei na cultura e tradição cigana. Devemos realmente nunca desprezar os ensimentos dos mais velhos, esses com sua sabedoria são capazes de assumir grandes responsabilidades e ter conhecimentos do seu povo. Um líder sozinho não consegui realizar nenhuma obra.Ninguém é tão sábio que não precise aprender, e nem tão tolo que não tenha algo pra ensinar.
    Devemos todos nos capacitar, com isso sim, poderemos concluir a obra. Compartilhar sabedoria e experiência,delegar responsabilidades comemorar vitorias,dar atenção a todos,promover sempre a união,ser humilde,procurar sempre crescer.O caminho da liberdade vem com nosso livre arbítrio onde se escolhermos crescer espiritualmente,não devemos ter pensamentos e ações egoístas,se livra de crenças negativas e se dedicar ao processo de ser uno,para também sermos uno com D´us.

    ResponderExcluir
  2. realmente há coisas bem parecidas entre certas tradições.

    ResponderExcluir