quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

A SUA FAGULHA



DESEJO À TODOS UM EXCELENTE DIA E MUITAS VITÓRIAS, SEM SE DEIXAR ABATER POR CIRCUNSTÂNCIAS NEGATIVAS. ELAS SÃO MINÚSCULAS PERTO DO TODO QUE VOCÊ É.

Rabi Akiva foi um dos maiores sábios, não só da cabala, mas de toda a cultura judaica. Sua trajetória, humildade e perseverança nos ensina que nunca é tarde para mudar a ordem das coisas em nossas vidas, para que a dinâmica do mundo passe finalmente a girar em nosso favor.

Vejo que um dos grandes males hoje em dia, depois da tomada de decisão, é centrar exatamente no que queremos das nossas vidas. Isto acontece porque, muitas vezes somos tão talentosos e temos tanto potencial para tanta coisa, que acabamos por não focar num objetivo único. O que resulta disso é o pensamento de que poderíamos tanto e no final não fizemos nada.

Conforme isto se intensifica, os anos passam e a idade vai chegando, o pensamento que vem é de que não somos mais capazes, que perdemos o item valioso para implementar algo de novo em nós: tempo. Mas esquecemos de que o tempo preciso para o que queremos é uma determinação nossa, não vem de algo externo, como as espectativas e esperanças que as pessoas colocam em nós.

Rabi Akiva, viveu algo parecido. Até os 40 anos de idade era completamente analfabeto, exercendo um trabalho que embora ffossse digno, estava aquém de suas potencialidades. O conformismo o mantivera em sua posição por muito tempo, até que surgiu uma fagulha que o estimulou a transformar sua vida.

Ele se apaixonou por Rachel, a filha de um homem rico, mulher fascinante e de um nível cultural elevadíssimo. Da maneira que estava, ele jamais poderia ter um relacionamento amoroso com ela, pois o abismo cultural era pior do que qualquer diferença entre os dois. E Akiva então, decide mudar sua vida.

Akiva se comprometeu com ela a estudar profundamente, tornando-se um douto em Torah. O caminho no início foi difícil, até que ele conseguisse se alfabetizar, mais ainda, foi ter que se mudar para uma outra cidade, para aprender com os Mestres da Torah, mas ele havia encontrado uma certeza na vida: ele tinha uma motivação (motivo que te leva a uma ação).

Ele foi tão focado em seus estudos, que tornou-se o Rabino Akiva,  um dos maiores cabalistas de todos os tempos, conquistou a mulher que tanto amava e teve uma vida feliz. Entre seus méritos, foi mestre de Rabi Shimon Bar Yochai (autor do Zohar, o maior de todos os tratados da Cabala) e Rabi Meir (o Mestre dos Milagres).


No caso de Rabi Meir, um amor, fez acender a fagulha que o levou às decisões que precisava. Você também pode acender um fagulha, que se transformará num incêndio de energia positiva para transformar tudo em sua vida e alcançar as realizações que que trarão paz e confiança.


Fraternalmente,


Rafael Chiconeli .`. 



® todos os direitos reservados

2 comentários:

  1. Tenho certeza que minha fagulha já está começando a emitir faíscas e logo se transformará neste grande incêndio de coisas boas e maravilhosas, pois acredito muito neste mestre e neste ensinamento que transforma nossa alma e vibra no amor incondicional.

    ResponderExcluir