quarta-feira, 7 de março de 2012

O PURIM E NÓS



TODA A LUZ DA CABALA PARA TODOS NÓS! DESEJO MUITAS VITÓRIAS E QUE ESTE TEXTO POSSA SERVIR À TODOS ÀQUELES QUE ESTÃO TRAVANDO BATALHAS. VOCÊ VENCERÁ!


A Partir de hoje, realizamos a celebração do Purim, que é de suma importância para àqueles que buscam retirar as trevas   que rondam a própria vida e desvendar os mistérios da Cabala. Seu nome, vem da palavra persa (e não hebraica, como muitos imaginam) "Pur", que significa no literal "Tirar Sortes" e no esotérico "Escolha". Se elevarmos nosso entendimento, veremos que Purim fala que a "Escolha que foi lançada", por intermédio de Haman, quis definir o dia em que este povo seria destruído.

A Meguilat Esther, livro da Torah, que relata os feitos de Purim, é nossa fonte, para que possamos entender este evento marcante. Muito interessante, é que diferente de outras partes da Torah, o nome de D´us não aparece nenhuma vez neste livro. O nome Esther é da mesma raiz da palavra "hester", que quer dizer "esconderijo" e o Talmud, referenda esta passagem quando D´us afirma: "e eu certamente esconderei meu rosto naquele dia". Ou seja: houve um profundo encobrimento das forças divinas.


Este encobrimento é mostrado através da atitude de Haman, braço direito do Rei Achashverosh da Pérsia, que tem como objetivo exterminar todos os judeus. Ele é um descendente do povo de Amalek, rivais históricos dos judeus e através da Gematria, podemos entender coisas mais profundas a este respeito. 


A Palavra Amalek é formada pelas letras hebraicas: Ayin, Mem, Lamed e Kuf. Trabalhando com a Gematria e convertendo isto em valores numéricos, vamos ter Ayin = 70, Men = 40, Lamed = 30 e Kuf = 100. Ou seja, Amalek tem o valor numérico = 240. Agora, trabalhemos com outra palavra, Safek (dúvida). Ela é formada pelas letras: Samech = 60, Phe = 80, Kuf = 100. Ou seja, Safek tem o valor de 240 também. Daí, entendemos, que Amalek = Safek, ou seja, o real inimigo que deve ser combatido, para que o divino deixe de estar encoberto, são as dúvidas!


Entendemos agora qual era o combate a ser travado naquela etapa. Haman, também construiu uma forca de 50 cúbitos, onde Mordechai, que representa esta força espiritual, deveria ser enforcado. Sabemos que 50 cúbitos excedem bastante a altura de um ser humano, mas Haman sabia mais, este número 50 é a representação do nível espiritual que transcende o Mundo da Ordem. Ou seja, nesta esfera, ao atingir este nível, o mal consegue reinar absoluto.


Por isso, suas atitudes são todas direcionadas para este fim e ele executa "Pur", ou seja, decide aleatoriamente o dia que vai executar o povo judeu, "tira na sorte". Fazer algo assim, na "sorte", é deixar as coisas ao acaso, significa contrariar a ordem deixando tudo sob a responsabilidade do caos. E sabemos que por intermédio da desordem, só a maldade consegue existir e por isso D´us nos conclama a combater Amalek (dúvida), e nos apegar à práticas (Cabala) que trazem "Luz" e dissipam a dúvida ou caos.



Aprendemos a partir daí, que este era um combate espiritual, o combate que todos nós travamos em vida. Assim, a Rainha Esther conclama o povo ao jejum de 72 horas ("Vai e reúne todos os judeus... e jejuai por mim; não comais nem bebais três dias, nem de noite nem de dia; e eu também jejuarei), conexão aos 72 poderosos nomes de D´us, que resultam na elevação espiritual necessária, para que o Rei anule seu decreto de morte contra o Povo de Israel.  Assim, Haman (dúvida), e os seus, é morto na própria forca que mandou construir.


Daí, entendemos que para que a Luz divina seja manifesta e possamos realizar tudo o que precisamos e queremos, precisamos eliminar as dúvidas. Com isso, você é capaz de transmutar o impossível no perfeitamente realizável, se refinar seus pensamentos e trabalhar em você o Ohr Hassidim, ou seja "A Luz da Fé". Ela mora dentro de você e cria o link que lhe permitirá ser "casa" para a Shekinah, "presença divina".


Acredite, acabe com as dúvidas! Permita que D´us more em você!


Chag Purim Sameach!


Rafael Chiconeli









Nenhum comentário:

Postar um comentário