quarta-feira, 30 de maio de 2012

O PODER DAS PALAVRAS



A lição da criação, conforme nos é relatada na Torah nos mostra a importância que as palavras tem, para que as coisas surjam em nosso mundo com perfeição. Assim se deu o início, como vemos em Bereshit (1:03): 

"E disse D´us: ´Seja Luz!´ e foi feita luz´, relatando o início de tudo. 

A Cabala ensina que assim como fomos criados "à imagem e semelhança" do Criador, temos o mesmo poder que ele tem para criar e destruir pelas palavras. Isso acontece diariamente, sem que muitas vezes não percebamos que as mesmas palavras que abrem nossos caminhos, podem também fechá-los dependendo da forma com as utilizamos.

Por isso, buscamos cada vez mais refinar nossos pensamentos e sentimentos, para que as palavras venham em consonância e possamos transmitir as melhores coisas. Isto vai fazer com que criemos as melhores situações com nossos companheiros (as), amigos e colegas de trabalho.

Devemos nos atentar também para a Lashón Hará. Este é um termo em hebraico que pode ser traduzido de duas formas: "maledicência" ou "palavra que destrói. Devemos atentar para não ressaltar aspectos negativos dos outros, muito menos em ficar ouvindo coisas do tipo em situações que somente visam destruir.

A sabedoria da Cabala nos diz que a pessoa que vive deturpando os outros, carrega consigo este mal, que automaticamente a atormenta. Da mesma maneira aquele, que é ouvido para pessoas que vivem para destruir a reputação alheia, não só têm sua energia sugada, mas como atraem para si o mesmo mal.

Devemos utilizar o poder sublime das palavras para compartilhar o bem, este é o maior ensinamento da obra de Hashem. Se vocês acompanharem Bereshit, a primeira Parashá da Torah, perceberão o seguinte, logo após D´us criar a Luz. "E viu Hashem que a Luz era boa". 

O que quero dizer? A cada criação relatada pela Torah, D´us anuncia que suas criações são boas, mas por que ele faz isso se ele é Hashem e  tudo o que ele cria através das palavras sempre é bom? Para que nós tenhamos conhecimento de sua vontade produnda de compartilhar o bem conosco, por isso ele nos anuncia repetidamente.

Então, utilizemos nossas palavras da mesma forma que o Todo Poderoso. Afinal, como diz o Talmud, nada teria criado se não fosse pela palavra divina.

Shalom,

Rafael Chiconeli     


Nenhum comentário:

Postar um comentário