terça-feira, 12 de junho de 2012

O QUE É NOSSO É DO OUTRO


Devemos aprender que certas coisas são nossas e outras não. Por aquilo que é nosso, devemos lutar, mas de uma maneira diferente da qual as pessoas estão acostumadas. Significa que devemos aproveitar o máximos daquilo e lhe dar utilidade maior, através do compartilhamento. A sensação de partilhar é algo incrível.

Existe uma história cabalística que conta sobre a luta de Moisés em conquistar algo que lhe era merecido, mas que no fim, serviria a todos nós. Conta-se que por ordem de Hashem, o profeta se elevou para receber a Torah e para sua surpresa deu de encontro com a insatisfação dos anjos.

Eles diziam: 

- O homem é malvado mentiroso e pecador. A Torah deve permanecer conosco no paraíso".

Porém, Moisés esperou que o silêncio se fizesse e logo, começou a falar:

- Anjos do Paraíso, a Torah diz: "Eu, o Senhor, os tirei das terras do Egito". Vocês estiveram no Egito? Por acaso foram escravor do Faraó?

Todos os olhos do paraíso se voltaram para ele, mas o profeta não se intimidou:

- A Torah diz: "Não terão outros deuses além de mim". Por acaso vocês vivem entre pagãos de forma a servir outros deuses"? A Torah diz: "Guardarão o Shabbat". Vocês trabalham, de alguma forma que exija descanso?

Então os olhares de reprovação foram desaparecendo entre os seres celestiais, até que Moisés concluisse:

- A Torah diz: "honrarás teu pai e tua mãe". Vocês têm pais? Percebem como a Torah não lhes serviria para nada?

Assim, os anjos compreenderam e reconhecendo sua humildade frente ao profeta, cada um deles lhe ensinou algo, por perceber que em tudo o que Moisés disseram havia um profundo amor, em levar este conhecimento sublime para a Humanidade.

Shalom,

Rafael Chiconeli


Nenhum comentário:

Postar um comentário