domingo, 17 de junho de 2012

PARASHÁ CÔACH



A Parashá desta semana nos conta sobre como Côach utilizou seu dom de persuasão para manipular os judeus contra Moisés e Aron, seu irmão. Havia um objetivo claro por parte deste homem em fazer surgir uma aura de descrença sobre tudo o que o profeta havia ensinado.

A Cabala nos conta que o Satan existente em nós trabalha sempre no sentido de buscar dúvidas e erros, para que duvidemos daquelas coisas que realmente existem para o nosso bem. É o famoso "procurar chifre na cabeça de cavalo" ou se deixar levar por Lashón Hará que alguém plantou.

Neste caso o tema enfocado é a confiança que deve haver entre discípulos e mestres. Muitas vezes, o mestre fala por uma língua que o aluno não compreende, o que não quer dizer que não seja verdadeira, mas que está num nível de compreensão que o aluno não atingiu. Mas justamente por equívoco coisas negativas acontecem.

Moisés instruía o povo através do que lhe era passado por D´us e assim, transmitia verdades que muitas vezes eram incompreensíveis. Coach se aproveitou deste desconhecimento para plantar a história de que Moisés queria reinar sobre o povo e que não tinha o Eterno ao seu lado.

A Cabala nos ensina que todas as almas fazem parte do Criador, pois de lá se originaram. Cada uma tem sua função e seu papel, suas qualidades e limitações. Não devemos querer o que é do outro e sim o que é reservado à nós. Coach simplesmente invejava Moisés e seu papel, mas o que devia fazer era cumprir a sua função com desenvoltura.

No final, tanto Coach como seus seguidores são castigados pelo Eterno, sendo sugados pela terra. Isso nos ensina que todo tipo instromissão na relação sagrada que descrevemos, ao final, cairá por terra.

Shalom,

Rafael Chiconeli


Nenhum comentário:

Postar um comentário