terça-feira, 26 de junho de 2012

SEMPRE CRESCENDO


Há uma história que nos ensina muito sobre relações entre pessoas e o quanto muitas vezes, podemos aprender, mesmo em coisas que parecem simplesmente de oposição. Nestas situações, podemos acreditar que somente as coisas boas e palavras bonitas vão nos ensinar. Nem sempre é o caso.

Um cabalista era muito respeitado por sua comunidade e querido pelos ensinamentos que proporcionava às pessoas, através da luz de sua sabedoria. Todos na cidade vinham buscá-lo em busca de seus conselhos, que diziam serem milagrosos. Não havia uma pessoa naquela localidade que não conhecesse a fama do Rav.

A não ser por Davi. Ele era aquele que não se furtava em contradizer todas os ensinamentos do cabalista e apontava todas as falhas que via em seus ensinamentos. Embora ninguém concordasse com Davi, ele seguia o tempo todo tentando tirar o Rav do sério com suas conclusões.

Um dia Davi morreu e durante o enterro todos notaram que o cabalista estava profundamente triste. 

- Por que tanta tristeza Rav? Ele vivia colocando defeitos em tudo o que o senhor ensinava. Não haverá de fazer falta à nossa comunidade.

Aí, o sábio cabalista olhou para o interlocutor e falou:

- Não lamento por Davi, que morreu e foi fazer companhia a Hashem, mas lamento por mim. Enquanto todos me reverenciavam, ele me desafiava e eu era obrigado a melhorar. Agora que ele se foi, tenho medo de parar de crescer.

Shalom,

Rafael Chiconeli

Nenhum comentário:

Postar um comentário