sexta-feira, 13 de julho de 2012

PARASHÁ PINCHAS


Esta parashá nos conta que as mulheres midianitas seduziram homens judeus para que adorassem o ídolo Baal, o que gerou grande destruição no povo, onde mais de 24.000 morreram devido à uma grande epidemia. A passagem nos conta em seu clímax que Pinchas matou Zimri, príncipe da casa de Shimeon, que praticava idolatria junto à Kazbi, princesa midianita, que também foi morta.

A Torá nos revela que este ato pôs fim à praga, nos ensinando que Hashem é único, não há D´us como ele e nada faz paralelo ao Eterno. Assim, conta-se que o desacreditado Pinchas foi recompensado por sua fidelidade ao Eterno, sendo promovido Cohen, sacerdote.

Hashem diz: "Recompensá-lo-ei neste mundo e no Mundo Vindouro. Até agora, Pinchas foi apenas um Levy. Tornar-se-á um Cohen a partir de hoje." (Midrash)


A Cabala nos revela que a chave do ato de Pinchas é que ele não buscava auto-gratificação, seu único objetivo foi de doação (quis infundir cura e libertar o povo) e por isso Hashem viu a grandeza se sua ação. Pinchas representa nesta passagem a essência da ausência de ego. A cura em seu sentido mais belo.

Como o Eterno afirma: "Pinchas terá uma vida muito longa." (Midrash)

Aqui, entendemos que a vida longa da qual D´us não é só a saúde neste mundo, mas sim uma saúde espiritual. Fala das futuras encarnações de Pinchas, explicando que ele a partir dali viria como um grande profeta no futuro. 

D'us proclamou: "Mais que isso, porque Pinechas trouxe paz entre os judeus e seu Pai no Céu, ele estabelecerá a paz no futuro. Aparecerá como o profeta Eliyahu (Elias), de quem está escrito." (Malachi 3:23)


Por isso, a conexão de Pinchas tem o grande potencial de nos trazer cura não só material, como espiritual. A verdadeira cura que o Eterno deseja para nós.

Shabbat Shalom!

Rafael Chiconeli

OBS: AMANHÃ SÁBADO, REALIZAREMOS A CONEXÃO DE CURA DE PINCHAS, PRESENCIAL EM SP (16H) COM NOSSOS ALUNOS. O PESSOAL DA LISTA, RECEBERÁ POR E-MAIL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário