quinta-feira, 16 de agosto de 2012

AS TRÊS COROAS E A CABALA


Nos é relatado no Talmud que existem três tipos diferentes de coroas, que enobrecem o ser humano, sendo que dois estão restritos ao mundo temporal e outro vai além, escapando de qualquer forma de restrição. As duas primeiras são as coroas do Reinado e a do Sacerdócio.

A primeira, foi dada ao Rei Davi, conforme evidenciado por Hashem, através de: "Sua semente para sempre será, e seu trono como o sol perante Mim (Tehilim 89:37)." A segunda, foi dada à Aron, o Cohen-Gadol, quando o Eterno se refere assim ao irmão de Moisés:"Será para ele e, para seus filhos após ele um pacto de sacerdócio eterno (Bamidbar  25:13)!"

No entanto, a mais importante é a terceira coroa, pois esta é a coroa da Torá, pois "encontra-se pronta e posta para quem a quiser", como relata a Mishná. A Cabala nada mais é, do que uma forma que temos de revelar o que está oculto nos escritos, que nada mais são, do que códigos metafísicos que nos auxiliam a desvendar as verdades que foram deixadas por D´us.

Os sábios cabalistas nos informam que sua vivência, é "mais importante do que pérolas (PV 03:15)." Isto nos ensina que seu valor vai além do material, afinal esta palavra "Pérola" no hebraico vem da mesma expressão "interior". De fato a prática da Cabala nos mostra não só escritos, mas uma conexão com aquele que gerou   tudo.

As Três Coroas, estão relacionadas originalmente ao número 3, que em Gemátria está situado no processo da evolução, mostrando que o sacerdócio e o reinado são estágios, entre o poder e a religiosidade. Em nossa existência material, nada é perpétuo, ao contrário da Torá.

O número 3, que representa a coroa da Torá, tem a ver com eternidade, algo que transcende o que é visível ou limitável. Pois representa a excelência e a confirmação de que um fato se completou. A vivência e estudo que nos revelam a Ohr (Luz), que se oculta nos dois números anteriores.

Shalom,

Rafael Chiconeli




Nenhum comentário:

Postar um comentário