segunda-feira, 6 de agosto de 2012

O MEL E A CABALA




O mel tem simbologia fascinante dentro da Cabala, sendo que o seu uso mais popular nos dias de hoje é em Rosh Hashaná, ano novo, quando comemos maçãs banhadas em mel. Esta é uma forma de Kidush Hashem (Santificação do nome de D´us), que falaremos no momento mais propício.

No mel em si, enxergamos a doçura, o emblema do labor bem empregado, para que algo nobre se concretize. Em hebraico, ela é pronunciada "Dvash", que pela Gemátria, equivale numéricamente à palavra "Av Ha´Chachamin", ou "Pai Misericordioso", que é um dos nomes de D´us.

Isto nos mostra que a conexão com o mel, está ligado diretamente à Chessed, quarta esfera da Árvore da Vida, que está vinculada á bondade do Criador. Como neste mundo também precisamos materializar as coisas, o mel é utilizado como uma "chave", para que possamos atingir o lado misericordioso de D´us.

Por outro lado, sabemos que há uma profunda ligação entre os mundos superiores e os inferiores. Assim, devemos aplicar esta doçura e misericórdia em nossas próprias ações, para trazer mais Luz à este mundo. 

Rafael Chiconeli




Nenhum comentário:

Postar um comentário