quinta-feira, 31 de maio de 2012

AS MARAVILHAS DO CRIADOR


D´us é a essência sublime do desejo de compartilhar, proporcionando à todos seu amor ilimitado e tendo em suas criaturas e proporcionar bem a elas, o sentido de sua existência. Muitas vezes não entendemos como certas coisas chegam à nós, pois vislumbramos tudo numa ótica limitada as cinco sentidos.

A Cabala e sua vivência nos mostram que é possível transpassar este nível limitado de percepção, para enxergarmos as coisas em sua totalidade. Alcançando prazer e a satisfação que a proximidade com Hashem nos concede. Yossef, conhecido por seu talento cabalístico de interpretar sonhos, dizia: "a solução do enigma se encontra nas mãos de D´us e não na dos homens".

Isto quer dizer que a sintonia junto à Hashem é que faz as coisas se realizarem. E para que isto aconteça, precisamos buscar a equivalência de forma com ele, significa trocarmos nosso comportamento egoísta, pela doação que é a essência do Criador, logo, o que nos aproxima Dele.

Existe uma história cabalística que fala muito sobre a ordem natural das coisas e como tudo pode funcionar perfeitamente, quando há a sintonia. Certa vez, um padeiro fez um pão tão perfeito, que desejou entregá-lo em oferta ao Criador, então foi correndo á sinagoga. Colocou o pão dentro da arca sagrada e orou fervorosamente, para que o Eterno aceitasse. Ao terminar, foi-se embora.

Alguns minutos depois, um mendigo passava pela sinagoga e estava muito faminto. Sentia que se não comesse, morreria, então entrou no templo, ajoelhou-se e orou profundamente ao Eterno. Ao terminar, abriu a arca e encontrou ali o pão. Era um milagre! Ele chorou de alegria e gratidão e matou sua fome, voltando á rua. 

Passando um pouco mais de tempo, o padeiro se perguntava se sua oferta teria sido aceita. Decidiu então voltar á sinagoga e ao abrir a arca sagrada, viu que não havia mais pão ali. Ficou muito feliz e então, decidiu oferecer ao Criador toda semana o melhor pão que pudesse preparar.

Os dias foram se passando, e sempre que o mendigo estava desesperado por comida, ia à sinagoga e orava com muita fé e ao abrir a arca sempre encontrava o pão e agradecia. Do outro lado, o padeiro sempre checava se sua oferta havia sido aceita e agradecia mais ainda, quando a via vazia.

Este fato ocorreu por inúmeros anos, sem que os dois sequer se conhecessem. É a beleza de como o Eterno atua em nossas vidas.

Fraternalmente,

Rafael Chiconeli  


quarta-feira, 30 de maio de 2012

O PODER DAS PALAVRAS



A lição da criação, conforme nos é relatada na Torah nos mostra a importância que as palavras tem, para que as coisas surjam em nosso mundo com perfeição. Assim se deu o início, como vemos em Bereshit (1:03): 

"E disse D´us: ´Seja Luz!´ e foi feita luz´, relatando o início de tudo. 

A Cabala ensina que assim como fomos criados "à imagem e semelhança" do Criador, temos o mesmo poder que ele tem para criar e destruir pelas palavras. Isso acontece diariamente, sem que muitas vezes não percebamos que as mesmas palavras que abrem nossos caminhos, podem também fechá-los dependendo da forma com as utilizamos.

Por isso, buscamos cada vez mais refinar nossos pensamentos e sentimentos, para que as palavras venham em consonância e possamos transmitir as melhores coisas. Isto vai fazer com que criemos as melhores situações com nossos companheiros (as), amigos e colegas de trabalho.

Devemos nos atentar também para a Lashón Hará. Este é um termo em hebraico que pode ser traduzido de duas formas: "maledicência" ou "palavra que destrói. Devemos atentar para não ressaltar aspectos negativos dos outros, muito menos em ficar ouvindo coisas do tipo em situações que somente visam destruir.

A sabedoria da Cabala nos diz que a pessoa que vive deturpando os outros, carrega consigo este mal, que automaticamente a atormenta. Da mesma maneira aquele, que é ouvido para pessoas que vivem para destruir a reputação alheia, não só têm sua energia sugada, mas como atraem para si o mesmo mal.

Devemos utilizar o poder sublime das palavras para compartilhar o bem, este é o maior ensinamento da obra de Hashem. Se vocês acompanharem Bereshit, a primeira Parashá da Torah, perceberão o seguinte, logo após D´us criar a Luz. "E viu Hashem que a Luz era boa". 

O que quero dizer? A cada criação relatada pela Torah, D´us anuncia que suas criações são boas, mas por que ele faz isso se ele é Hashem e  tudo o que ele cria através das palavras sempre é bom? Para que nós tenhamos conhecimento de sua vontade produnda de compartilhar o bem conosco, por isso ele nos anuncia repetidamente.

Então, utilizemos nossas palavras da mesma forma que o Todo Poderoso. Afinal, como diz o Talmud, nada teria criado se não fosse pela palavra divina.

Shalom,

Rafael Chiconeli     


terça-feira, 22 de maio de 2012

SIVAN: O MÊS DA LUZ - GÊMEOS


Estas letras são a conexão para o mês de Sivan, no qual entramos hoje. Este mês é muito especial e representa muito, já que Resh e Zain, os caracteres hebraicos deste mês, têm juntos o valor gemátrico de 207. Ao mesmo tempo, a palavra hebraica Ohr, ou Luz, também tem o mesmo valor.

Dizemos então, que Sivan é o mês da Luz, tanto numerológicamente, quanto pelos fatos que nele aconteceram. Na sua história, ele é o mês que abriga Shavuot, data do recebimento da Torah e também dos 10 mandamentos, o que representa o contato direto com a Presença de Hashem.

A Letra Resh é a criadora do planeta Mercúrio, estando próximo ao sol, nos remete à visão nos possibilitando uma visão do mundo com clareza. Por outro lado, Zain criou o signo de Gêmeos, o que representa a integração entre os dois mundos, espiritual e material.

Segundo a Cabala, neste período com extrema conexão é como se todos fôssemos geminiamos, pois entramos em contato com as características do mês, podendo fazer uso de tal aprendizado para impulsionar nosso crescimento. Este mês de tantas conquistas, nos ensina que nosso caminho é o de unificação, onde os propósitos finais são alcançados.

Sendo o terceiro mês da roda astrológica cabalística, tivemos antes Áries (Nissan) que vai representar a Libertação, depois Touro (Iyar), que nos remete ao refinamento. Finalmente, em Gêmeos (Sivan), nós encontramos a luz do conhecimento, que nos remete ao nosso ciclo iniciático.

Por isto, é importante que meditemos em cima das letras do mês, para que nos conectemos à energia de realização que este evoca.   
Somado à conclusão da Contagem do Ômer e Shavuot, teremos acesso às Luzes da Cabala.

Pensando nisso, também gravarei um vídeo sobre o tema. 

Fraternalmente,

Rafael Chiconeli


domingo, 13 de maio de 2012

PALESTRA CABALA (SP)





PARA QUEM AGUARDAVA, AGORA É OFICIAL. ENCONTRO EM SÃO PAULO CAPITAL!

VAMOS TER UMA PALESTRA EM SÃO PAULO - CAPITAL (DIA 26 DE MAIO) - SÁBADO, ÀS 16H00. 

O TEMA SERÁ A "A CABALA E O PROPÓSITO DA NOSSA EXISTÊNCIA ", TEMA QUE É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA TODOS NÓS.



- O QUE É CABALA?

- A CABALA INICIÁTICA

- MÍSTICO X MISTICISMO

- A NATUREZA DE D´US

- A NATUREZA DO SER HUMANO

- O PROJETO DIVINO E NOSSO PAPEL

É GRATUITO. QUEM QUISER PARTICIPAR, É SÓ ENVIAR UM E-MAIL PARA: 

rafael@cabalainiciatica.com.br

COM TELEFONE E NOME COMPLETO, QUE PASSAREMOS TODOS OS DADOS CORRETAMENTE.

VAGAS LIMITADAS.

LOCAL: VILA MARIANA, SÃO PAULO (SP)

DIA: 26 DE MAIO (SÁBADO)

HORÁRIO: 16H00

COM: RAFAEL CHICONELI


terça-feira, 8 de maio de 2012

LAG BAOMER - 2012 (VÍDEO)





NESTE VÍDEO, O CABALISTA RAFAEL CHICONELI NOS EXPLICA OS ASPECTOS MÍSTICOS DE LAG BAOMER E A GRANDE FUNÇÃO DOS MESTRES CABALISTAS.


DIA 26 DE MAIO (SÁBADO), ÀS 16H, PALESTRA EM SP -  PARA PARTICIPAR: rafael@cabalainiciatica.com.br